O Dia dos Namorados promete aquecer as vendas no comércio amapaense, pelo menos é o que prevê uma pesquisa do Instituto Fecomércio divulgada nesta terça-feira, 7, de junho. Segundo o levantamento, para comprar, os consumidores devem desembolsar um valor médio por presente de R$115,00. Por isso, o Instituto Fecomércio detalha que cerca de R$14 milhões devem circular no estado devido a data mais romântica do ano. E os homens são os que mais buscam presentear.
De acordo com o levantamento, cerca de 300 pessoas participaram da pesquisa, 52% disseram que estão dispostas a comprar presentes em função da data. Desse total, 64% são homens, enquanto que 36% do público feminino informou a intenção de comprar.
“Temos uma grande expectativa sobre a data e um aquecimento do comércio desde o centro comercial até os shoppings. Isso significa que desde o pequeno ao grande empresário terão retorno sobre a data. E isso é fundamental para o comércio”, avalia o presidente da Fecomércio Amapá, Eliezir Viterbino.
A pesquisa detalhou que os artigos de vestuário são a preferência do público (29%), seguido de itens de perfumaria e cosméticos (25%); calçados/cintos/carteira (10%); joias e relógios (8%); cesta de presentes/café (8%).
Formas de pagamento
A forma de pagamento mais prevista na pesquisa será nas modalidades à vista (dinheiro, débito ou pix) com a intenção de 72%. Já o cartão de crédito ou parcelado será de 28%. Além disso, o centro comercial será o local que a movimentação comercial vai ser preferencial de 56% dos entrevistados, seguido das lojas de shopping centers (19%); e compras pela internet em lojas locais ou serviços de delivery (17%).
Outro fator importante que a pesquisa demonstrou é que 60% desse público, além de comprar do presente, pretendem comemorar a data com algo mais especial como almoçar ou jantar fora de casa (61%); almoçar ou jantar em casa (25%); café da manhã especial (7%); e passeio (4%).
Maria Medeiros/APN
Compartilhar: