Encontro Estadual do PT aprova apoio à candidatura de Clécio Luís ao governo do Amapá

12/06/2022 09h38 - Atualizada em 12/06/2022 11h09
Por Redação (Editorias)

Macapá,12/06/2022 - Neste sábado (11) o Partidos dos Trabalhadores (PT) realizou seu Encontro Estadual com o objetivo de deliberar sobre a formação da coligação partidária para as eleições ao governo do Estado.

Duas pré-candidaturas estavam aptas a receber o apoio dos petistas: Clécio Luís, do Solidariedade (SD), e Lucas Abrahão da REDE, ambas da base de apoio do ex-presidente Lula (PT), pré-candidato à presidente da República.

O Encontro, que foi realizado on-line, contou com a participação de 93 delegados de todo o Estado. Nele, apenas apoio a Clécio Luís foi protocolado solicitação de apoio à candidatura ao governo.

Por 77 votos sim, 4 não, e 12 abstenções, o PT do Amapá aprovou apoio e coligação com Clécio para o governo do Amapá.

“O Partido dos Trabalhadores do Estado do Amapá, através de sua instância máxima de deliberação (Encontro Estadual) recebe a única SOLICITAÇÃO DE APOIO à candidatura de outro partido e APROVA APOIO À CANDIDATURA DE CLÉCIO LUÍS, do partido SOLIDARIEDADE, ao governo do estado do Amapá”.

Para candidatos a deputados federais, os delegados aprovaram os nomes de Lourival Freitas, Marcos Roberto, Dalva Figueiredo e Socorro Nogueira, que já tinham sido aprovados anteriormente pela Federação partidária composta pelo PT/PCdoB/PV.

Apesar de ter repercutido nas redes sociais uma possível intervenção do PT nacional na escolha da coligação local, isso não aconteceu. Essa versão ganhou força em razão do ocorrido em 2018, quando, antes da realização do Encontro Estadual, houve uma deliberação da Executiva Nacional da legenda definindo o apoio ao senador Capiberibe ao governo do Estado.

Como a prioridade do PT é eleger  Lula presidente, o Encontro também decidiu liberar “seus filiados, filiadas, candidatos e dirigentes para, de acordo com suas afinidades, estarem em palanques que fizerem parte do arco de aliança nacional do projeto Esperança Brasil”.

Em entrevista ao APN, o presidente do PT estadual, Antônio Nogueira, disse que a prioridade é eleger Lula presidente, e que “torce para que todos os candidatos do campo da esquerda estejam junto com ele, ajudando a governar o Amapá e o Brasil”. No Amapá, além de Clécio Luís, somente Lucas Abrahão e João Capiberibe se enquadram nesse campo.

Compartilhar:

AP Notícias